Benefícios do Manjericão

 

O Manjericão, muito utilizado na culinária como tempero ou chás, e também é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas nos rituais espiritualistas.

 

Esta planta é originária da Ásia, em especial da Índia, e desde tempos muito antigos, é utilizada tanto para culinária, mas também como medicina alternativa, visto que ela contribui para o nosso bem estar físico, trazendo benefícios à nossa saúde.

 

Há mais de 30 tipos de manjericão, variando no sabor e também nas propriedades nutritivas, sendo o mais conhecido e utilizado em nossa culinária é o Manjericão-de-folha-larga.

 

Possui o nome científico Ocium Basilicum, e sua planta produz flores brancas e lilás, chegando a ter a altura de 1 metro.

 

Além de saborosa, o consumo do manjericão proporciona melhora no sistema digestivo, no sistema respiratório e no sistema de circulação sanguínea.

 

O manjericão é rico em vitamina A, facilitando a circulação sanguínea.

 

O manjericão possui ômega 3, vitamina C e vitamina K, sendo útil para o tratamento de resfriados, gripes, tosses, e indigestões, melhorando o sistema digestivo.

 

O manjericão atua também no tratamento de gastrites e úlceras, mas não pode ser consumido por gestantes.

 

O manjericão também auxilia no tratamento de feridas e aftas, tendo a função cicatrizante.

 

E o manjericão também possui propriedades mágicas. Erva poderosa, utilizada em rituais de diversas religiões, o manjericão atua em banhos e magias com a função de trazer paz, de trazer calma, para reduzir o stress, para apaziguar relações e auxilia no término de conflitos.

 

Em rituais Umbandistas, o manjericão é erva do Orixá Oxalá, trazendo a energia deste Orixá, auxiliando nos mais diversos trabalhos e banhos, para saúde, purificação e abertura de caminhos. 

 

Para a Wicca, o manjericão é a erva que traz harmonia, auxilia no combate a depressão, e em tratamentos de fertilidade e de embriaguez. É planta também utilizada em banhos de purificação e em rituais mágicos, afastando as energias negativas.

 

Obs.: Qualquer terapia alternativa não substitui o tratamento / acompanhamento médico.

 

 

Taróloga Micaela