Oferendas a Nanã

 

A vovó dos Orixás, Nanã Buruquê é o Orixá ancião da criação, que nos traz maturidade, que comanda o nosso racional e os nossos pensamentos.

Nanã é o Orixá responsável por esquecermos tudo de encarnações anteriores, com o objetivo de cumprirmos o nosso ciclo cármico com pessoas, com missões e lições que somente o plano terreno nos proporciona.

É o orixá da sabedoria, da razão e da calma. que freia nossos impulsos e que nos traz as consequências pelos nosso atos.

Seu campo de atuação está nos pântanos, mangues, lagos, água misturada com terra e nascentes de águas doces.

 

 

OFERENDA PODEROSA PARA NANÃ BURUQUÊ

 

Materiais:

- 7 figos;

- 7 ameixas;

- 7 cachos de uvas rosé ou moscatel;

- flores roxas ou lilás;

- uma tigela de louça branca;

- um pano roxo ou lilás;

- uma vela de 7 dias roxa ou lilás.

 

Lave todas as frutas, colocando na tigela de louça lavada. Coloque a tigela em cima do pano roxo e acenda em frente a vela, fazendo seus pedidos e mentalizando para o Orixá.

 

Taróloga Micaela

 

 

OFERENDA PARA NANÃ BURUKU

 

- 6 batatas roxas;

- cebola roxa;

- azeite de dendê;

- Jabuticadas;

- folhas de repolho roxo;

- água mineral;

- 6 velas lilás.

 

Pique a cebola, refogando no dendê, usando apenas colher de pau, (não use colher de metal) colocando na mesma panela as batatas. Cozinhe as batatas roxas sem as cascas, somente com água. Enrole, fazendo bolinhos, quando estiverem bem cozidas. Coloque as folhas de repolho no chão, para forrar, colocando os bolinhos de batata roxa e  as jabuticabas, pedindo a Nanã axé. Acenda em volta as velas. Jogue a água em volta da oferenda.

 

Taróloga Clara

 

 

MINGAU DE AXÉ PARA NANÃ

 

Cozinhe creme de arroz com leite de côco, usando colher de pau, mentalizando tudo o que voce precisa de ajuda para Nanã. Quando engrossar, coloque em uma tigela, colocando por cima calda de figo ou calda de ameixa.  Acender três velas brancas.

 

Taróloga Beatrice