Tipos de Boldo e seus benefícios

 

 

O boldo é uma planta muito utilizada na terapia alternativa, sendo muito conhecida por auxiliar em problemas no fígado. O boldo estimula a produção de bile no fígado, que são células que atuam na redução de gorduras de alimentos na digestão.

 

Mais conhecido como BOLDO DO CHILE, chamado também de boldo verdadeiro, que é uma erva originária no Chile, não sendo plantada no Brasil, em virtude do clima, mas é encontrado em lojas fitoterápicas em sua forma seca.

 

Mas há outras espécies de boldo:

 

BOLDO BAIANO - sendo originária da África, é muito cultivada em nosso país, e os escravos trouxeram o costume de consumi-lo.

 

BOLDO BRASILEIRO ou FALSO BOLDO ou TAPETE DE OXALÁ: amplamente cultivada no Brasil, mas esta planta possui origem na Índia. O tapete de oxalá é muito utilizado em chás para tratar problemas no fígado causados pela ingestão de álcool.

 

BOLDO CHINÊS ou BOLDO RASTEIRO ou BOLDINHO - planta originária do Mediterrâneo, possui propriedades semelhantes ao boldo do chile, apesar de serem ervas distintas.

 

Há diferenças de textura entre as espécies de boldo, visto que o boldinho e o tapete de oxalá são planta mais grossas e aveludadas, e o boldo do chile tem uma espessura mais fina e sem pêlos.

 

As folhas de cada espécie de boldo são muito diferentes, umas das outras. E há também diferenças entre as substâncias e efeitos das mesmas.

 

O chá de boldo é muito utilizado em casos de ressaca,  visto que o fígado fica sobrecarregado com o excesso de bebidas alcoolicas.

 

Mas o boldo tem efeito laxante e reduz os gases na digestão de alimentos.

 

O boldo possui antioxidantes, que auxiliam no tratamento de enfermidades, aumentando a imunidade, além de possuir lactona, substância amarga que auxilia na digestão.

 

Porém, o boldo não pode ser utilizado em longa duração, pois provoca hemorragias internas e irritação do sistema gástrico.

 

O uso do boldo é extremamente proibido em gestantes, pois possui efeito abortivo, causando hemorragia.

 

Mas o boldo é muito utilizado em rituais mágicos e banhos de ervas, tanto de descarrego como de energização. E possui propriedades mágicas de proteção e limpeza espiritual, trazendo paz e boas energias, e em rituais para pedidos de saúde.

 

Qualquer terapia alternativa NÃO substitui o tratamento / acompanhamento médico.

 

Taróloga Micaela