Ganesha

 

Um dos mais populares e cultuados Deuses da religião hindu, Ganesha é o Deus da inteligência, da prosperidade, da fortuna e da sabedoria.

A religiao hindu é uma das mais antigas do mundo, tendo adeptos há cerca de 2000 a.C, atualmente predominante na Índia, sendo esta uma religião politeísta, ou seja, em que se crêem em vários Deuses.

Ganesha foi o primeiro filho de Shiva e Parvati, e é considerado o Deus que remove obstáculos e que abre caminhos

É o Deus do sucesso, da abundância, da sorte e que transforma o negativo em positivo, sendo muito cultuado por comerciantes.

Nos rituais hindus, Ganesha é sempre o primeiro Deus clamado, pois é o Deus das energias positivas.

Para tudo dar certo, tudo precisa passar primeiro pela mão de Ganesha, conforme os hindus.

Ganesha é o Deus que nos ajuda a superarmos os problemas, que nos dá o raciocínio para entendermos o atual momento e para enxergarmos com esperteza o que precisamos mudar para tomaros o caminho certo.

Suas orelhas de elefante simbolizam a importância em ouvir o outro, e que devemos ser atentos ao ouvirmos. Ouvir é sempre a oportunidade de aprendizado e conhecimento.

Sua cabeça de elefante simpboliza a inteligência e o raciocíno ponderado para tomar decisões. 

A única presa simboliza que temos que encontrar o equilíbrio em todas as escolhas que fazemos. A presa quebrada simboliza as renúnicias e os sacrifícios que tambem fazemos através das mesmas escolhas.

A barriga simboliza a paciência e calma em digerir e entender os obstáculos e maus momentos que ocorrem pela vida.

O rato simboliza a inveja e o ego, que a todo momento tenta nos tirar do bom caminho, do caminho certo. O rato também alerta para a astúcia que devemos ter para enfrentarmos os problemas e obstáculos.

A corda que Ganesha segura significa a força para enfrentar e superar os obstáculos, desamarrando os caminhos, tirando toda a energia negativa.

Ganesha segura Modak, que é um doce feito de arroz e leite, que traz a satisfação, o gosto pelos objetivos alcançados,  no sentido de também buscarmos o doce da vida, as vitórias e conquistas.

Ganesha segura um machado, que simboliza a justiça e que temos que abolir vontades e objetivos que causem sofrimentos ao próximo.

A mão que está voltada em direção para nós simboliza proteção, envio de energias positivas  e auxílio.

A flor de lotus, que simboliza sabedoria, a evolução espiritual, e a importância em compartilhar e estar em conexão com o plano espiritual.

Suas pernas simbolizam que nossas ações no plano material refletem no campo espiritual, logo devemos buscar o equilíbrio nos dois planos.

 

Taróloga Micaela