Ciganos na Espiritualidade

 

 

Os espíritos Ciganos atuam na espiritualidade em diversas linhas espiritualistas.

 

Assim como prezam pela liberdade enquanto encarnados, em sua trajetória terrena; os Ciganos na espiritualidade também se manifestam de forma livre, em vários cultos e religiões.

 

A linha Cigana está sempre atuando para a prática da Caridade, aplicando o conhecimento místico e os dons que herdaram em vidas terrenas, manifestando a sua cultura rica e o aprendizado que trouxeram, dos mais velhos aos mais jovens.

 

Os espíritos Ciganos são cultuados e reverenciados em rituais de bruxaria e wicca, para levarem energias tanto de prosperidade, como para rituais de amor, trazendo alegria e harmonia, salientando que os adeptos desta linha pagã não incorporam os espíritos Ciganos, mas crêem na força espiritual desta linha e na energia que trazem para nós, encarnados.

 

Na Umbanda, Os Ciganos atuam de diversas formas. Existem guias Ciganos que atuam em Terreiros na esfera espiritual, sem incorporação, auxiliando a Corrente já no início das Sessões, energizando os consulentes e médiuns, fazendo limpezas de chacras até que venha em terra a linha de trabalho para dar comunicação. São os Ciganos de Direita.

 

Ha linhas Ciganas que atuam em médiuns de incorporação em rituais de cura, tanto auxiliando na cura do corpo físico como na cura do espírito, e também são chamados de Ciganos de direita, ou Linha do Oriente.

 

Há também na Umbanda os Ciganos da linha intermediária, atuando em médiuns de incorporação ou não, que atuam nos mais diversos trabalhos, para prosperidade, abertura de caminhos, eliminação de obstáculos e enegias que atrapalham a vida material e espiritual, no equilíbrio mental, harmonização de famílias e casais.

 

E há os Ciganos que atuam na linha de Esquerda, junto dos Exus e Pomba-giras. São os Exus Ciganos e Pomba-giras Ciganas. Estas Entidades atuam tanto em médiuns de incorporação como auxiliando as linhas de esquerda na esfera espiritual, visando a proteção e o combate de demandas, desmanchando trabalhos de maldade, fazendo descarregos, atuando com eficácia em planos espirituais inferiores, desmanchando trabalhos maléficos,  e encaminhando espíritos obsessores e atrasados.

 

Os Ciganos da Esquerda atuam com a função de polícia do Astral, defendendo e apicando a Lei Divina.

 

Em todas as linhas e nos mais diversos cultos, Os Ciganos na espiritualidade trazem a alegria, a dança, o respeito a família  e a característica individual de sua cultura, de culto a natureza, de conhecimento místico, e utilizam em seus trabalhos o punhal, as pedras, flores, frutas, pães, velas, bebidas, espelhos, fitas, moedas, grãos, incensos, entre outros.

 

 

Taróloga Micaela