Orixás

 

 

Por Caroline Venezi

 

Os Orixás são espíritos altamente evoluídos, criados por Deus, que nunca tiveram vida terrena. Ori significa cabeça. Xá significa luz. Significa Coroa Iluminada. Espírito de Luz.

 

Oxalá – é considerado na Umbanda como o maior dos Orixás. Simplicidade é sua palavra maior. Fé é o atributo mais apreciado por Ele. A humildade é o que Ele mais exige de nós. Equilíbrio positivo do Universo, é o pai da união, da paz, da fraternidade. Orixá da compreensão, do entendimento. Tudo o que acontece em nossas vidas ocorre com a permissão Dele. Sincretismo religioso: Jesus Cristo. Dia 25/12. Cor: branca. Campo da natureza: todos, em especial altos montes. 

Saudação: Epa Babá! = Obrigado, Meu Pai!

 

Oxum – Orixá que exerce o amor verdadeiro entre os seres, rege o nosso emocional. Ampara e protege o desenvolvimento da criança no ventre da mãe. Sincretismo Religioso: Nossa Senhora Aparecida / Nossa Senhora da Conceição. Dia: 15/08. Cor: azul escuro. Campo da natureza: cachoeiras e águas doces.

Saudação: Aieiê Mamãe Oxum! = Salve a Senhora das águas doces!

 

Nanã – Orixá que exerce a razão e maturidade nos seres, tem o poder de adormecer o espírito, fazendo-o esquecer de sua antiga vida terrena no processo de reencarnação. Sincretismo Religioso: Santa Ana. Dia: 26/07. Cor: roxa. Campo da Natureza: nascentes de águas, pântanos. 

Saudação: Saluba Nanã! = Salve a Senhora das águas pantaneiras!

 

Iansã – Orixá que propicia grandes mudanças em nossas vidas. Orixá guerreira, que nos protege contra influências negativas. Sincretismo Religioso: Santa Bárbara. Dia: 04/12. Cor: amarelo. Campo da Natureza: Raios, ventos e tempestades. 

Saudação: Eparrei! = Salve o raio, Iansã!

 

Iemanjá – Considerada Mãe de todos os Orixás. Regente dos lares e protetora da família. É Ela quem dá o sentimento de família às pessoas. Ampara o bebê no momento do nascimento. Sincretismo Religioso: Nossa Senhora dos Navegantes / Nossa Senhora da Glória. Dia: 08/12. Cor: azul claro. Campo da Natureza: mares.

Saudação: Odoiá! = Salve a Senhora das águas!

 

Ogum – É o Orixá da luta, da batalha. Senhor dos Caminhos. É o Orixá que nos livra das Demandas (energia negativa direcionada). É o Orixá que nos livra dos nossos inimigos. Sincretismo Religioso: São Jorge. Dia: 23/04. Cor: vermelho e branco. Campo da natureza: campos abertos, estradas.

Saudação: Ogunhê! = Salve o Senhor da Guerra!

 

Oxossi – É o Orixá da fartura, da prosperidade, do trabalho. Orixá do conhecimento e da sabedoria. Sincretismo religioso: São Sebastião. Dia: 20/01. Cor: verde. Campo da natureza: matas.

Saudação: Okê Arô! = Dê o seu brado, Majestade!

 

Xangô – É o Orixá da Justiça. Salientando que, a Justiça pode ou não estar ao nosso favor. Sincretismo Religioso: São Jerônimo / São João Batista. Dia: 30/09. Cor: marrom. Campo da natureza: pedreiras, montanhas.

Saudação: Kawô Cabecilê! = Venha saudar o Rei!

 

Obaluaiê – Orixá da saúde, da vida e da morte. Destrói grandes enfeitiçamentos e malefícios. Nos livra dos males físicos e espirituais. Diminui o espírito ao reencarnar. Sincretismo religioso: São Lázaro. Dia: 16/08 ou 17/12. Cor: branco e preto. Campo da Natureza: Comanda os Cemitérios.

Saudação: Atotô! = silêncio. 

 

Omulu – Orixá que rege a morte e o renascimento. Orixá que coordena as linhas de esquerda do Terreiro (Exus e Pomba-Giras). Destrói também trabalhos de baixas magias, encaminha espíritos desencarnados. Sincretismo Religioso: São Roque. Cor: preto e branco. Dia: 02/11. Campo da Natureza: Comanda os Cemitérios. 

Saudação: Atotô = silêncio.

 

Os campos da natureza não são os Orixás, e sim, representações das forças dos Orixás em nosso planeta.