Oferendas a Iansã

 

 

ACARAJÉ DE IANSÃ

 

A palavra acarajé vem de Akara, que significa bola de fogo, e jé, que significa comer. Acarajé significa comer bola de fogo. É a comida para Iansã mais oferecida pelos seus devotos.

 

Materiais:

 

- feijão fradinho;

- triturador;

- cebola;

- sal;

- azeite de dendê;

- alguidar;

- folhas de couve;

- vela vermelha.

 

Como fazer:

 

Triture o feijão fradinho, deixando de molho com água de um dia para outro. Retire as cascas do feijao, fazendo uma massa, amassando. Adicione a cebola ralada, sal e cozinhe Faça bolinhos e frite no azeite de dendê. Ofereça no alguidar em cima de folhas de couve e acenda a vela vermelha, pedindo o axé e vitórias sobre inimigos.

 

Taróloga Clara

 

 

FAROFA AMARELA PARA IANSÃ

 

Ingredientes:

 

- alguidar;

- quartinha de barro;

- farinha de mandioca;

- mel;

- abacaxis em rodelas;

- vela amarela de sete dias;

- pano amarelo;

- flores amarelas.

 

Misture no alguidar, com a mão, a farinha de mandioca e o mel, mentalizando os pedidos, colocando por cima para ornamentar as rodelas da abacaxi.

Coloque o alguidar em cima do pano amarelo, com as flores amarelas ao lado, coloque água na quartinha de barro, colocando também em cima do pano, e acenda a vela de sete dias amarela em frente a oferenda.

 

Taróloga Beatrice

 

 

OFERENDA PARA IANSÃ COM BATATA DOCE

 

Materiais:

 

- batata doce;

- água;

- alguidar;

- pano amarelo;

- uma vela de sete dias amarela.


Descasque batatas doces, levando para cozinhar apenas com água. Depois, ofereça em fatias, ou em forma de bolas, colocando no alguidar. Coloque o alguidar em cima do pano amarelo, acendendo a vela de sete dias.

 

Taróloga Micaela

 

 

FRUTAS PARA IANSÃ

 

Se quiser oferecer frutas para Iansã, pode-se oferecer melancia, melão, pêssego, manga, abacaxi, todas descascadas e em rodelas.

 

Taróloga Beatrice