Chacras

 

O termo chacra ou chakra vem do sânscrito, e significa roda, círculo.

Chacras são pontos de energia que temos por todo o corpo, e através deles, absorvemos, emanamos, descarregamos, equilibramos, desequilibramos, atraímos e até nos defendemos de energias positivas e negativas de pessoas, animais, e até as energias que estão nos ambientes.

Temos inúmeros chacras em nosso corpo físico. Tudo é energia. Tudo é troca. Tudo é força e gera uma frequência.

Quando estamos bem equilibrados e com os chacras energizados e abertos, as energias fluem, o corpo físico atua em perfeito funcionamento, proporcionando que nosso dia a dia, nossas atividades sejam bem executados, e nossos objetivos concretizados.

Quando não estamos equilibrados, nosso chacras também desequilibram, se fecham, o que faz com que as boas energias deixem de circular , deixamos de produzir como deveríamos e como poderíamos, somos tomados por pensamentos e sentimentos negativos, e isso reflete no desequilibrio da vida espiritual e da vida material.

O desequilíbrio de um chacra desencadeia no desequilíbrio dos demais chacras.

Nossos cracras precisam estar bem equilibrados e bem energizados, e isso nos auxilia a boa saúde física, mental e emocional.

A energização e equiíbrio de chacras proporciona a energização de nossa aura, a paz do espírito, além de uma vida mais leve e positiva, atraindo boas energias, e com isso, satisfação pessoal, emocional, profissional.

Como já mencionado, temos inúmeros chacras, mas há alguns chacras básicos que devemos sempre nos atentarmos para que estejam em equilíbrio:

 

CHACRA CORONÁRIO OU CHACRA DE COROA

Localizado na parte superior da cabeça, este chacra é responsável por nossa conexão com o plano espiritual, pela captação de energias da espiritualidade e do plano astral superior. Conexão com o Criador e com o Universo. Nossa produção mental e criatividade estão aliadas diretamente ao equilíbrio deste chacra.

Cor: lilás.

Sinais de desequilíbrio deste chacra: enxaquexas frequentes, medo de mudar, falta de fé e de conexão com a espiritualidade, dependência excessiva relacionada a outras pessoas, depressão, pensamentos suicidas, enfermidades neurológicas.

 

CHACRA FRONTAL OU CHACRA DO TERCEIRO OLHO

Localizado entre os olhos, este chacra é o chacra da intuição, da percepção, que nos permite distinguir o certo e o errado, o bom e o ruim. O equilíbrio deste chacra está diretamente ligado a boas escolhas e boas decisões, clarividência,  além da percepção de recados e avisos que recebemos da espiritualidade.

Cor: azul índico.

Sinais de desequiíbrio deste chacra: excesso de pensamentos, falta de controle dos pensamentos, falta de foco, desorganização, sinusite e congestão nasal.

 

CHACRA LARÍNGEO

Localizado na base da garganta, no pescoço, é o chacra que está realcionado com verdades do espírito, com a compreensão e com o auto conhecimento, com a comunicação verbal e a troca de energias com as pessoas. É um filtro para que auxilia a evitar o desequilíbrio do chacra coronário.

Cor: azul claro.

Sinais de desequilíbrio deste chacra: problemas de adaptação, problemas em falar o que sente, dor de garganta, problemas dentários, permite que outras pessoas tomem as decisões que cabem a si tomar.

 

CHACRA CARDÍACO OU CHACRA DO CORAÇÃO

Localizado no centro do peito, na região do coração, equilibra nossas emoções e sentimentos, como lidamos com as pessoas e com os relacionamentos., como recebemos as atitudes e decisões das pessoas, perdão, amor ao próximo e solidariedade, trabalho espiritual.

Cor: rosa, verde.

Sinais de desequilíbrio deste chacra: rancor, mágoas, angústias, dores no peito e problemas cardiorespiratórios, desordem emocional, medo de sofrer, ausência de alegria.

 

CHACRA DO PLEXO SOLAR

Localizado três dedos acima do umbigo, responsável pelo auto controle, controle das ações e rege a nossa determinação e vontades. É o chacra que, estando bem equilibrado, nos dá o poder de realizar, de fazer para acontecer.

Cor: amarelo.

Sinais de desequilíbrio deste chacra: raiva, ansiedade, irritação, medo, gastrite, diabetes, sentimento de vitimismo.

 

CHACRA SACRO OU UMBILICAL OU DA SEXUALIDADE

Localizado abaixo do umbigo, também chamado de plexo espênico, este chacra é o responsável por equilibrar e energizar todos os demais chacras. É o chacra que permite uma troca de energias maior, traz a energia sexual, responsável pela reprodução, e estando bem equilibrado, traz entusiasmo , coragem e satisfaç!ao perante a vida. Elimina energias negativas e as toxinas do corpo, através do pleno funcionamento dos rins e bexiga.

Cor: laranja ou vermelho.

Sinais de desequilíbrio deste chacra: infertilidade, desânimo, baixa auto estima, problemas de relacionamento diversos, desejo sexual desenfreado.

 

CHACRA BÁSICO OU DE RAIZ

Localizado na base da coluna vertebral, é o responsável por armazenar energia vital, que nos dá a vida. Concentra o fluido vital que trazemos da espiritualidade e que nos faz estarmos vivos. O equilíbrio deste chacra nos proporciona prosperidade, segurança e confiança, perante nós mesmos e a vida, a gratidão a tudo o que se tem e o que se vive, e a certeza de que os objetivos serão alcançados, bastando percorrer o caminho e fazendo a sua parte.

Cor: vermelho.

Sinais de desequilíbrio deste chacra: apego excessivo ao material, insegurança,  sentimento de abandono, dores nas costas.

 

Obs.: As terapias alternativas não substituem o tratamento/acompanhamento médico. Este artigo não proporciona diagnóstico médico.

 

Taróloga Micaela